Os Sobrinhos do Capitão

Katzenjammer Kids,conhecidos em Portugal por os Sobrinhos do Capitão é uma história em quadrinhos, criada pelo Alemão naturalizado Norte-Americano Rudolph Dirks. Foi publicada a primeira vez a 12 de Dezembro de 1897, no American Humorist, o suplemento de dDomingo do jornal New York Journal, de William Randolph Hearst. Dirks foi o primeiro Cartonista a representar os diálogos dos Personagens através dos chamados "balões".
Eu conheci estas divertidas historias,como já disse no Artigo interior,na Revista/Album do Carlitos(Peanuts),eles eram a historia Secundaria e realmente os meus favoritos da Revista de capa meio dura.
Os protagonistas eram os gémeos Hans e Fritz,que faziam a vida "negra" a todos,mas muito principalmente ao capitão.
Depois acabei por conhecer as Revistas em Quadradinhos Brasileiras e os Desenhos Animados que dava na RTP.
Enredo e Personagens;

A história se passava numa Colôonia Alemã em África, numa pensão onde a proprietária, a gorda viúva "Mama Chucrutz" tem como hóspedes o Capitão - um gordo de barbas negras (que, ao contrário do que sugere o título adoptado não é o tio dos garotos), marinheiro aposentado e que sofre de gota, o Coronel, um caça-gazeteiros que vive a perseguir os moleques, caracterizado como um baixinho com uma longa barba branca e, finalmente, os dois heróis, os marotos Hans e Fritz. Estes aprontam imensas travessuras e não aceitam qualquer autoridade e as suas vítimas predilectas são o Coronel e o Capitão.
Protegidos pela velha matrona, a cujos olhos aparecem sempre inocentes, conseguem quase sempre safar-se dos próprios enredos e artimanhas.
O primeiro filme  de Desenhos Animados foi feito em curta-metragem do Cinema mudo, ainda em 1898. Entre 1917-18 foram produzidos cerca de 17 desenhos-animados mudos.
Em 1938 Os Sobrinhos do Capitão tornaram-se na primeira série animada produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer, tendo à frente William Hanna, Bob Allen e Friz Freleng como director.

Comentários