A Nossa Antiga Calçada Portuguesa

A calçada Portuguesa como o nome indica tem origem Portuguesa e surgiu,tal como a conhecemos,em meados do século XIX .
Inspirou-se nas técnicas de pavimentação utilizadas por Romanos e Arabes, tendo sido adaptada e desenvolvida tendo em conta os materiais disponíveis e de modo a corresponder às necessidades de utilização.
Começou a ser utilizada em Lisboa primeiro no Castelo de São Jorge (outrora uma prisão), aplicada por presidiários a mando do Governador de armas do Castelo; o Tenente-General Eusébio Pinheiro Furtado, a quem foi posteriormente confiada a tarefa de executar a pavimentação da calçada Portuguesa da Praça do Rossio.
A partir daqui, a calçada portuguesa espalhou-se rapidamente, primeiro em Lisboa, depois por todo o País e um pouco por todo o Mundo onde se fala português, seja nas Antigas Colónias, seja onde existe ou existiram comunidades de Portugueses.
Os Calceteiros alisavam o local onde iriam colocar o trabalho,faziam uma espécie de desenho circundante com as pedras  e depois preenchiam o seu interior cm a mesma pedra ou colocavam outra cor,normalmente,era mais utilizada a branca e a preta.Depois de estarem colocadas,ponham por cima areia,que molhavam para ficarem bem "agarradas" ao chão e batiam-lhes(como se vê na ultima Foto,acima...),para tudo ficar em ordem sem pedras soltas e todas alinhadas.
Hoje, a calçada portuguesa constitui um elemento de forte identidade associado a Portugal e, em particular, à nossa Capital.

Comentários