Hidroavião Junkers G-24b no Tejo

Foi em Outubro de 1927 que o Hidroavião Junkers G-24b com a matrícula alemã D1230 amarou nas águas calmas do Rio Tejo trazendo consigo a bordo uma equipa com o intuito de estudar e desenvolver uma rota comercial aérea entre a Europa e a América do Norte.
Era tripulado pelo piloto-chefe Starke, piloto Loose, navegador e telegrafista Loewe e montador engenheiro Flittner,trazendo ainda uma passageira Austríaca,Lilli Dillenz.
Em  14 de Outubro amarou na Horta ,onde acabaram por encontrar sobreviventes do avião estado-unidense “American Girl”, da aviadora Ruth Elder e do piloto George Halderman. O Aeroplano Americano largara na noite de 11 de Outubro de 1927 de Nova Iorque para Paris, mas no dia seguinte os motores começaram a funcionar mal e a aquecerem demasiado pelo que os aviadores, vendo que não podiam prosseguir viagem, optaram por uma amaragem de emergência junto do cargueiro Holandês "Barendrecht" a 360 milhas da Terceira que os salvou e os transportou até à Horta, onde desembarcaram na manhã de 15 de Outubro.

Comentários