O Antigo Mercado da Ribeira


O Mercado da Ribeira(também conhecido por Mercado 24 de Julho) começou a funcionar junto ao Cais do Sodré, em Lisboa, pouco depois do Terramoto de 1755, mas só em 1882 foi inaugurado este edifício, com o interior em ferro e uma grande cúpula de inspiração oriental. 
O edifício ocupa actualmente cerca de 10 mil metros quadrados, mas nos primórdios do mercado o espaço era pontuado por mais de uma centena de telheiros, utilizados como bancas pelas vendedores de peixe, legumes e flores da cidade de Lisboa.
Desde o princípio que assumiu o papel de mercado abastecedor da capital, função que perdeu no princípio do século XXI com a criação do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. Desde então,passou a funcionar como mercado retalhista e diversas áreas sofreram adaptações para outras funcionalidades.
Em 2014 passou a ser gerido pela Revista Time Out Lisboa,que  acrescentou bancas dedicadas à restauração e comércio,acolhendo também feiras temáticas, bailes e uma área de restauração bastante extensa.
Foi um dos icons da minha meninice.já que passava sempre por esta zona de carro com os meus pais e o Mercado formigava de pessoas e com diversos aromas no ar...

Comentários