Norte e Sul de Elizabeth Gaskell


Norte e Sul é um romance social da Escritora Inglesa Elizabeth Gaskell. Ao lado de Esposas e Filhas (1865) e Cranford (1853), é um de seus romances mais conhecidos. Foi adaptado para a Televisão duas vezes, em 1975 e 2004. O primeiro livro de Gaskell, Mary Barton (1848), enfatizou as relações entre empregadores e trabalhadores em Manchester, no ponto de vista dos trabalhadores pobres; Norte e Sul, por sua vez, apresenta e comenta a situação de proprietários de fábricas e de trabalhadores numa cidade industrializada através do ponto de vista de uma protagonista oriunda do sul da Inglaterra.
Enredo;

Margaret Hale, de 19 anos, retorna para a idílica Aldeia do Sul de Helstone depois que sua prima, Edith, se casa com o capitão Lennox. Ela viveu por quase 10 anos em Londres com Edith e a rica Tia Shaw, para aprender a ser uma Dama. Sua vida sofre uma reviravolta quando seu Pai, o pastor local, deixa a Igreja da Inglaterra e a reitoria de Helstone por uma questão de consciência; sua honestidade intelectual tornou-o um dissidente da Religião. Por sugestão do Sr. Bell, seu velho amigo de Oxford, ele se instala com sua Esposa e Filha em Milton-Northern (onde o Sr. Bell nasceu e possui Propriedades). A Cidade baseia sua economia nas manufaturas de Algodão e vive o conflito entre mestres e trabalhadores típico da Revolução Industrial. Margaret acha a movimentada e esfumaçada Milton dura e estranha, ficando incrédula com a pobreza que vê. Com problemas financeiros, Sr. Hale trabalha como Tutor; um de seus pupilos é o Rico e influente Industrial John Thornton, mestre da Marlborough Mills. Desde o início, Margaret e Thornton entram em conflito um com o outro; ela o vê como grosseiro e insensível, e ele a vê como arrogante.
Durante os 18 meses que passa em Milton, Margaret gradualmente aprende a apreciar a Cidade e suas pessoas trabalhadoras, especialmente Nicholas Higgins (um líder sindical) e a sua Filha Bessy, com quem ela faz Amizade. Bessy ficou doente por inalar penugem de Algodão, algo que posteriormente a mata. Ao mesmo tempo, a própria Mãe de Margaret está ficando doente e uma greve de trabalhadores está se preparando. No fim, mestres e trabalhadores não resolvem seus conflitos, e uma multidão enfurecida de trabalhadores ameaça Thornton e sua fábrica depois que ele traz trabalhadores Irlandeses para manter a produção durante a greve.
Margaret implora a Thornton para intervir e conversar com a multidão, mas ele apenas alimenta a raiva dos trabalhadores. Margaret se manifesta e é atingida por uma pedra. Os soldados chegam, a multidão se dispersa e Thornton leva Margaret para dentro de casa, professando seu Amor à sua figura inconsciente. Thornton propõe-lhe Casamento; Margaret recusa, despreparada para suas declarações de Amor e ofendida por ele ter pressuposto que sua acção na frente da multidão significava que ela nutria Sentimentos por ele. A Sra. Thornton, que vê as maneiras do Sul de Margaret como arrogantes, fica ultrajada pela rejeição recebida pelo Filho.

O Irmão ausente de Margaret, Frederick (procurado por motim naval), visita Secretamente a Mãe moribunda. Thornton vê Margaret e Frederick juntos, e assume que ele é seu Amante. Leonards, um homem de Helstone, mais tarde reconhece Frederick na estação de Comboios. Eles discutem; Frederick afasta Leonards e Leonards morre pouco depois. Quando a polícia pergunta a Margaret sobre a briga, ela mente e diz que não estava presente. Enquanto o magistrado Investiga a morte de Leonard, Thornton sabe que Margaret mentiu, mas declara o caso encerrado para salvá-la de possíveis perjúrios. Margaret se sente humilhada por Thornton ter agido em seu Nome, passando a reconhecer a profundidade da Personalidade dele.
Nicholas, por sugestão de Margaret, aproxima-se de Thornton para buscar trabalho e eventualmente obtém um posto. Thornton e Higgins aprendem a apreciar um ao outro e a entender-se. O Sr. Hale viaja para Oxford a fim de visitar o Sr. Bell e acaba falecendo, e Margaret volta a morar em Londres com a Tia Shaw. Ela visita Helstone com o Sr. Bell e pede-lhe para contar a Thornton sobre Frederick, mas o Sr. Bell morre antes de fazê-lo. Ele deixa a Margaret uma herança que inclui Marlborough Mills. Thornton é forçado a limitar a produção devido às flutuações do mercado e à greve, e tem medo da Falência. Ele Descobre a verdade sobre o Irmão de Margaret através de Nicholas Higgins, e vai a Londres resolver sua situação com Margaret. Quando Margaret apresenta a Thornton uma generosa proposta, ele percebe que ela não é mais indiferente ou antagánica a ele. 
Ele novamente propõe Casamento e, desta vez, ela aceita.

Comentários