A série Italiana da Netflix,rival de "Gomorra",Suburra,mostra-nos de novo os tentáculos da Máfia,poderosos Gangs e claro,o Submundo do Vaticano,em busca do Poder total,na velha Roma.
Esta série é-nos trazida por Michele Plácido,nosso conhecido de outra Série Italiana sobre a Máfia,"O Polvo"...lembra-se??É baseada no livro com o mesmo nome de Giancarlo de Cataldo e Carlo Bonini.
Suburra era o nome de uma zona mal-afamada da Roma Antiga, antro de tabernas, casas de jogo e bordéis, onde os membros das grandes famílias, ou os seus representantes, se iam envolver em segredo em negócios escuros.
O enredo de “Suburra” passa-se no final de 2011, num clima de instabilidade política, social e meteorológica, “Sete dias antes do Apocalipse”, como se lê na legenda inicial, e a contagem decrescente vai-se fazendo à medida que a história decorre. O governo está prestes a cair, o Presidente da Câmara de Roma demitiu-se, o Papa pondera resignar...Há um negócio multimilionário no horizonte, a transformação da degradada zona portuária de Ostia numa Las Vegas Romana, e que envolve deputados poderosos e corruptos, líderes de Famílias Mafiosas, empresários da noite e um alto membro da Cúria Romana,do Vaticano, que discute percentagens com o discreto “Capo” de uma daquelas Famílias.
Toda esta gente é motivada pelo dinheiro e pelo poder e não admite que lhe seja posto o menor obstáculo á frente. No entanto, a morte por “overdose”, na casa do deputado encarregue de fazer passar no parlamento a lei que transformará Ostia num paraíso do jogo, de uma prostituta menor ligada a um homem de mão de uma das famílias do crime, vai destabilizar a débil Paz existente e o equilíbrio estabelecido de interesses, ligações e lealdades entre os diversos personagens. Sejam eles Parlamentares aparentemente respeitáveis, Gangs ou Cardeais gananciosos... Por isso, haverá assassínios, ameaças, chantagem, raptos, tiroteios em locais públicos e violência sortida e “suspense”, enquanto o fim se aproxima a passos largos.
Os protagonistas são Aureliano Adami(Alessandro Borghi)Alberto "Spadino"(Giacomo Ferrara)(da Familia Rival da de Aureliano), e Lele (Eduardo Valdarnini). Três personagens diferentes por suas origens, ambições e paixões; o criminoso Romano, o Cigano e o traficante de drogas e filho de um policial.
Eles odeiam-se, mas decidirão aliar-se para interesse de todos. Essa é a dinâmica chave da série que traz faíscas.
Óstia é o sonho de todas as partes do Enredo,local administrado por Tullio Adami, pai de Aureliano e Livia, um homem importante e irritado com o seu filho, Aureliano,que é o principal personagem, indiscutível,da primeira Temporada .
Aureliano torna-se um rebelde,devido ao não entendimento com o pai e ciumes da irmã mais velha,por ter mais poder do que ele.
A ele,alia-seAlberto "Spadino" Anacleti, o Principe Cigano que se move fora do contexto familiar gerido por seu irmão mais velho,Manfredi, forçando Spadino - que é homossexual(apenas a mãe sabe disso...) -a um casamento intolerável de conveniência muito útil para fortalecer a união de duas Familias Ciganas Poderosas,na luta do Poder.Spadino acaba por se apaixonar por Aureliano e foge da mulher e do seu "dever "como marido.
Por fim também se lhes une Gabriele "Lele" Marchilli que ostenta o título de um bom Universitário(filho de um Policial), mas que de facto é um Traficante de drogas e que acaba por se meter com gente que não devia como;"Samurai",aquele que sustenta o Poder em Roma com ligações aos Mafiosos.Devido a isso é chantageado a trair os Amigos,ou o seu pai será morto.Por isso matará o pai de Aureliano e cria uma armadilha para os outros dois serem apanhados pela policia.
O seu pai acaba por encontrar a morte nas mãos de Aureliano,quando captura Spadino.
A Aliança dos três se desfaz,pela traição de Lele e pela confessa Paixão de Spadino a Aureliano,que não se tinha apercebido da homosexualidade do Amigo.
Aureliano consegue afastar a sua irmão Livia do cargo de Chefia da Familia e Spadino finalmente,consome o Casamento(tentando ter um filho,para firmar o seu Poder) e torna-se o Chefe Temporário da sua Familia Cigana,já que na tentativa de Assassinar o odiado Rival, Aureliano,Manfredi é ferido nos tiroteios e está no Hospital.
O interesse criminoso também move o Vaticano ao votar numa reunião do conselho a venda da sua parte à companhia de um Empresário próximo aos assuntos da Santa Sé. É o Monsenhor Teodosiu, chefe da comissão Vaticana e que adora uma Noitada com várias Prostitutas ao mesmo tempo e que no final da Noite se arrepende e se autoflagela,mas que volta a fazer sempre o mesmo.
Sara Monaschi, a Esposa do Empresário envolvido no Negócio,aproveita-se dessa fraqueza para instigar e chantagear a fim de conseguir o tão desejado Documento de posse.
Amedeo Cinaglia que é um bom Político, um pragmático incorruptível e um sonhador optimista é levado pelo "Samurai"a se corromper e a gostar do Poder que consegue e o "Samurai",tudo faz,Tortura,Assassina e Chantageia para conseguir os mesmos Documentos que Sara deseja para o Marido...a Posse de Óstia,para a Mafia.
Enfim,esta é a primeira Temporada,estou desejosa de ver a segunda que já não tarda,pois começará ainda neste Mês de Fevereiro,no Dia 22.
Aconselho vivamente a quem aprecia este género de Histórias a não perder na Netflix.
Realizador; Stefano Sollima.
Argumento; Stefano Rulli, Sandro Petraglia, Carlo Bonini, Giancarlo De Cataldo.
Elenco; Pierfrancesco Favino, Alessandro Borghi, Elio Germano, Claudio Amendola, Greta Scarano, Giulia Elettra Gorietti.
Comentários
Enviar um comentário