Os Divertidos Tom & Jerry


Ainda sou do Tempo desta Dupla aparecer imenso na Televisão,atraindo toda a criançada para o pequeno Ecran...era um dos meus  Desenhos Animados Favoritos!!

Tom and Jerry foi uma série de curtas-metragens, produzida entre 10 de Fevereiro de 1940 e 7 de Setembro de 1967 para a Metro-Goldwyn-Mayer.
O centro da trama se baseia geralmente nas tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, e o caos e a destruição que se segue...
Tom é um Gato doméstico cinza, que vive uma vida boa, enquanto Jerry é um Rato marrom pequeno que vive  na proximidade dele. Tom é muito rápido, moderado e fino, enquanto Jerry é Independente e Oportunista. Apesar de ser muito Energético e Determinado, Tom é carente de Inteligência e Esperteza. Uma característica nos episódios é que Jerry geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto Tom é o perdedor. Às vezes, ironicamente, ambos perdem ou ambos, em casos mais extremos, terminam Amigos ("Heavenly Puss" e "Triplet Trouble"). Mas ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que demonstra em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro.
Entretanto, dependendo do Cartoon, sempre que um dos Personagens parecer estar em uma situação de perigo por um Inimigo extra, o outro fará o possível para tira-lo dessa situação. E também quando ambos encontram um Inimigo em comum, quase sempre trabalham juntos para derrotá-lo. Não muito frequente, Tom e Jerry às vezes falam.
Alguns Personagens também marcam presença na trama, como o Bulldog Spike e o rival de Tom, o Gato Butch.

O Período Hanna-Barbera (1940-1958)

A dupla começou em um curta da MGM chamado "Puss Gets the Boot", que foi para os Cinemas em 10 de Fevereiro de 1940. O produtor Fred Quimby pediu a William Hanna e Joseph Barbera que desenhassem um curta, e a dupla de Animadores teve a ideia de um Desenho onde um Gato perseguia um Rato. Neste curta Tom se chamava Jasper e Jerry se chamava Jinx. Somente depois os produtores baptizaram os personagens de "Tom e Jerry". William Hanna e Joseph Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, a partir do segundo episódio, os animadores Kenneth Muse, Irven Spence, Ed Barge, Ray Patterson foram indicados para a animação dos personagens. Cada um deles dava um traço diferente para cada personagem, que mudava rapidamente de uma cena para a outra. Destes episódios, 93 foram produzidos por Fred Quimby (apesar da proeminência do seu nome nos créditos da produção, artisticamente falando, Quimby não teve participação alguma na produção da série Animada).

Quando a MGM Cartoon Studio (local onde os desenhos eram produzidos) foi fechada, causou o fim do Desenho original. O último dos 114 Episódios foi lançado em 1958. A série original ganhou o Oscar de melhor curta de Animação sete vezes.

Televisão

Em 1965, os curtas de Hanna e Barbera foram editados para passar na Televisão. A Personagem que representa a Dona de Tom foi substituída em alguns Episódios por uma Mulher branca e magra (um deles é a curta Saturday Evening Puss), além de ter sua voz substituída por um tom mais suave. 

O Período Gene Deitch (1960-1962)

Em 1960, a MGM decidiu produzir novos curtas de Tom & Jerry, aproveitando o sucesso que a Warner ia tendo com as curtas dos Looney Tunes nos Cinemas, então, o Produtor William L. Snyder fez um acordo com o Director Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films para continuar a produzir o Desenho em Praga, na Checoslováquia. Foram ao todo produzidos 13 curtas pela Rembrandt Films. A dupla havia participado, na mesma época, da Produção de alguns Episódios de Popeye no grupo de Produtores para o seriado de TV coordenado pela King Features Syndicate. Nesse tempo de Produção dirigido por Gene Deitch, Thomas era o Mascote de um Homem que tinha problemas em controlar seus nervos e ficava facilmente nervoso e furioso quando o Tom fazia algum disparate (facto bastante visível quando seu rosto ficava vermelho). O Rato Jerry também morava num buraco da casa, assim como na época de Hanna Barbera, para o azar de Tom.

Como eram Produzidos na chamada Cortina de Ferro (em Praga, Capital da então Comunista Checoslováquia) não constava nos créditos no fim dos Desenhos a frase "Made in Hollywood, USA", mas sim "A MGM Cartoon", numa tentativa de esconder o local da Produção.
Apesar de a qualidade não ter sido a mesma nestas 13 curtas, os Looney Tunes acabaram por ser derrotados e perderam o primeiro lugar de visionamento nos Cinemas. Um recorde que tinham há longas décadas.
No início dos Anos 2010 (entre 2010 e 2014), as curtas de Gene Deitch foram banidas das redes Mundiais do Cartoon Network. 

O Período Chuck Jones (1963-1967)

O Leão da MGM na abertura das curtas do período Chuck Jones (1963-1967) foi substituído por Tom, tentando imitar os seus gemidos.
Depois que o último Desenho produzido por Deitch foi lançado, Chuck Jones tinha sido despedido da Warner Bros. por ter violado o contrato na Produção da curta Gay Purr-ee.
Após trabalhar na Warner Bros. mais de trinta anos, Jones iniciou o seu próprio Estúdio de Animação, a Sib Tower 12 Productions, com seu Amigo Les Goldman. Então, a MGM contratou-o e ao seu Estúdio para Produzir os novos Desenhos da série. Ao todo, a Sib Tower Produziu 34 curtas entre 1963 e 1967.
Jones fez diversas adaptações nos Personagens, mudando as suas Personalidades e fazendo algumas mudanças na aparência de Tom, que teve a sobrancelha mudada e ganhou um tom de cinza mais claro semelhante ao da série Original, e Jerry, que teve os olhos aumentados, a orelha mais arredondada e uma cabeça mais expressiva. 
A MGM parou a produção de Tom & Jerry em 1967, época em que já tinha comprado a Sib Tower 12, renomeado-a de MGM Animation/Visual Arts. A última curta Produzida foi Purr-Chance to Dream, que também é o último Episódio da era de ouro de Animação Americana dos Personagens.

Em 1975, Tom e Jerry uniram-se a  Hanna e Barbera, que Produziram novos Desenhos Animados Tom e Jerry para as Manhãs de Sábado. Estes 48 curtas de sete minutos foram pareados com João Grandão e Rabugento, para criar o Tom & Jerry/Grape Ape Show, The Tom e Jerry /Grape Ape/Mumbly Show, e The Tom e Jerry/Mumbly Show, todos os quais inicialmente exibidos no ABC Saturday Morning entre 6 de Setembro de 1975 e 3 de Setembro de 1977. Nestes Desenhos Animados, Tom e Jerry (agora com um laço vermelho), que tinham sido Inimigos durante seus anos de formação, tornaram-se Amigos não violentos que entraram em Aventuras juntos, já que a Hanna-Barbera teve de cumprir as regras contra a violência em Programas Infantis. The Tom and Jerry Show ainda ficou no ar no canal Canadense, Teletoon, e a sua contraparte clássica, Teletoon Retro. A Série foi geralmente mal recebida pelo Público familiarizadas com as encarnações Originais de Tom e Jerry, e esse formato foi finalmente deixado de lado nas Produções mais recentes de Tom e Jerry.
O Período Filmation

A Filmation (em associação com a MGM Television) também tentou Produzir uma Série de TV de Tom e Jerry.A sua versão, The Tom e Jerry Comedy Show, estreou-se em 1980, e também contou com novos Desenhos Animados estrelados por Droopy, Spike (de Tom & Jerry, e a mesma versão também usado em Droopy), Slick Wolf, e o Urso Barney, que não era usado desde os Tempos da época dos curtas Originais da MGM. Tom e Jerry da Filmation era visivelmente diferente da versão da Hanna-Barbera, que usava a fórmula de perseguição Original, com um formato de Humor um tanto mais "pastelão". Esta Encarnação, assim como a versão de 1975, não foi bem recebido pelo Público,assim,durou e foi exibida pela CBS entre 6 de Setembro de 1980 a 4 de Setembro de 1982. O seu estilo de Animação era parecido com o de The New Adventures of Mighty Mouse e Heckle and Jeckle.

Em 1986, a MGM foi comprada pelo fundador da WTBS, Ted Turner. Turner, vendeu a Empresa alguns Anos mais Tarde, mas continuou com direitos de Tom & Jerry, tornando Propriedade da Turner Entertainment.

Uma das maiores tendências para Série Animadas nos Anos 1980 e 1990 foi o "babyfication" de Estrelas mais Velhas e Clássicos dos Desenhos Animados, e em 2 de Março de 1990, Tom & Jerry Kids, coproduzido pela Turner Entertainment e Hanna-Barbera(que seria vendida a Turner em 1991) estreou-se na Fox Kids e por alguns Anos, foi ao ar no Programa Infantil Britânicos, CBBC. Ele apresentava uma versão Jovem da Famosa dupla de Gato e Rato perseguindo-se um ao outro. Tal como acontece com a Série 1975 HB, Jerry usa a sua gravata borboleta vermelha, enquanto Tom agora veste um boné vermelho. Spike e o seu Filho Tyke (que agora tinha o diálogos) e Droopy e o seu Filho Dripple, apareceram em segmentos de back-up para o Show, que decorreu até 18 de Novembro de 1994. Tom e Jerry Kids foi a última série Tom e Jerry Desenhos Animados produzidos em 4:3 (full screen).

Episódios Individuais;

Em 2001, um novo especial de Televisão intitulado Tom and Jerry;The Mansion Cat estreou-se no Boomerang. Este Canal apresentava Joe Barbera (que também era um Consultor criativo) como a voz de Tom, cujo rosto nunca é visto. Nestes Desenhos Animados, Jerry é um Animal de Estimação da Casa como Tom, e o seu Proprietário tem que lembrar a Tom que não deve "Culpar o Rato em Tudo".

Em 2005 uma nova curta de Tom e Jerry para os Cinemas, intitulado The Karate Guard, que havia sido Escrito e Dirigido por Barbera e Spike Brandt, com storyboard de Joseph Barbera e Iwao Takamoto e Produzido por Joseph Barbera, Spike Brandt e Tony Cervone estreou-se nos Cinemas de Los Angeles em 27 de Setembro de 2005. como parte da Celebração do sexagésimo quinto Aniversário e marcou o retorno de Barbera como Escritor, Director e Artista de Storyboard na Série desde as suas curtas da MGM. O Director/Animador, Spike Brandt foi indicado ao Prémio Annie de melhor Animação de Personagens. O curta estreou-se no Cartoon Network em 27 de Janeiro, 2006.

Período Warner Bros. (2006-2008)

Durante o primeiro Semestre de 2006, é lançada uma nova Série chamada Tom and Jerry Tales, Produzida pela Warner Bros. Animation. Treze Episódios de meia Hora (cada um deles composto de três curtas, alguns deles - como The Karate Guard - foram Produzidos e concluídos em 2003 como parte de um mais de 30 curtas que seriam exibidos nos Cinemas, mas tiveram os lançamentos cancelados após o desastre financeiro de Looney Tunes Back in Action). Essa é a primeira Série de TV de Tom e Jerry que utiliza o Estilo Original dos curtas Clássicos, juntamente com o Humor pastelão. A Série foi cancelada em 2008, pouco antes do cancelamento do bloco Kids. Em Janeiro de 2012, a Série retornou e mudou-se para Cartoon Network, mas apenas reprises foram exibidas sob o Apelido "Novos Episódios". Tom e Jerry Tales também foi a primeira Série de Desenhos Animados de Tom e Jerry Produzida em formato 16: 9 (widescreen), mas cortada para 4: 3 (tela cheia).

Segundo Período Warner Bros;

Cartoon Network criou uma nova Série composta por dois curtas de 11 minutos por Episódio que preserva a aparência, Personagens principais e a Sensibilidade dos curtas Originais. Semelhante a outros trabalhos de reboot como Scooby-Doo! Mystery Incorporated e The Looney Tunes Show, a Série traz Tom e Jerry num Ambiente Contemporâneo, contando novas Histórias e recolocando os Personagens em Mundos mais Fantásticos, de um Castelo Medieval para um Laboratório de Cientistas loucos.
Intitulado The Tom and Jerry Show, a Série é Produzida pela Warner Bros. Animation, com Sam Register servindo como Produtor Executivo em Colaboração com Darrell Van Citters e Ashley Postelwaite na Renegade Animation. Originalmente Programado para uma Estreia de 2013 Cartoon Network antes de ser adiado para 9 de Abril de 2014, esta é a segunda Produção de Tom e Jerry apresentado em formato widescreen 16: 9.
Em Novembro de 2014, um curta de dois minutos foi mostrado como parte da Children In Need no Telethon do Reino Unido, o curta foi Produzido em colaboração com a Warner Bros.

Comentários