A cera líquida Dabri, a tal que dá para móveis, soalhos e mosaicos, etc, traz-me à memória os dias em que a minha mãe tratava da manutenção do soalho da casa, todo de madeira.
A cera era uma pomada, também amarela, que se vendia numas embalagens plásticas, cilíndricas mas coladas termicamente nas extremidades.
Essa cera era aplicada com um pano e depois, com um outro pano, macio e seco, era puxado o lustro, ou seja, o brilho. Resumindo, era uma tarefa árdua, porque obrigava a minha mãe, ou quem a fizesse, a estar de joelhos.
Com o decorrer do tempo, os soalhos rústicos em madeira de pinho, pela sua manutenção, foram sendo substituídos pelas alcatifas e tijoleira cerâmica.
Quanto à Dabri, é uma das várias marcas da Marouço, uma empresa iniciada em 1960 por Manuel Caetano Gouxo Marouço. Em 1972 o produto evolui e passa a oferecer ceras específicas para diferentes tipos de madeira.
A Marouço, detém o licenciamento de fabrico e comercialização da popular marca de pomada para calçado Búfalo, mercê de um contrato realizado em 1984 com a proprietária espanhola Produtos Búfalo S.A..
Para além da Dabri, a Marouço detém outras marcas populares como a cola Pica-Pau, desde 1963. Esta cola foi para mim uma preciosa ajuda nos trabalhos manuais na escola primária e ciclo preparatório, princípios de 70. Ambos os produtos tinham um bom cheirinho.
Comentários
Enviar um comentário