A Bebida Achocolatada Toddy


Uma das bebidas que tínhamos e das que mais gostava de beber com leite, era o chocolate da marca Toddy. Como curiosidade o meu avô pôs esse nome ao cão esperto dele, de raça incógnita, de tamanho médio, preto e branco.

Era tão esperto que ìa buscar o jornal e mesmo compras, que trazia num saquinho ao pescoço o na boca... e ai daquele que tentasse mexer nos " seus"  pertences.

Tínhamos grandes marcas de achocolatados na nossa Infância, e uma das de maior sucesso era a Toddy. 

A Toddy foi fundada em 1930, pelo Porto-Riquenho Pedro Santiago, combinando as características de duas bebidas: da escocesa Toddy, à base de gema de ovo, mel, creme de leite e uísque e da caribenha Rum Toddy, à base de cacau, melaço de cana e rum.

Em 15 de Março de 1933, Pedro Santiago obteve licença do governo provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto no Brasil. A aposta foi em grande, chegando a contratar aviões para escreverem em fumaça no céu o nome do produto, publicitando-o pelos céus do Rio de Janeiro. A marca começou a fazer sucesso e conseguindo ganhar terreno a marcas já implementadas no mercado como a Nescau, não faltou muito para que o Toddy marcasse presença nas mesas de todo o Brasil.

Nas décadas de 50 e 60 chegou a Portugal, depois de também ser um sucesso nos Estados Unidos e alguns Países na Europa. Até 1962, o produto era comercializado em latas, que para serem abertas era necessário utilizar uma espécie de chave, mas a marca revolucionou o segmento quando passou a comercializar o produto em potes de vidro.

A marca foi sempre conhecida pelo seu logo, com umas letras estilizadas, que apesar da modernização ao longo dos anos manteve sempre o mesmo charme e design. Com a compra da companhia pela Pepsi Co em 2001, existiram algumas mudanças na fórmula e houve um expandir da marca para outros produtos que ainda não eram comercializados.

Ainda hoje, compro Toddy para o meu leite, tal como os chocolates da Regina...Uma forma de recordar a Infância, mas também para saborear.


Comentários