Os Lápis da Faber- Castell



Estes lápis são sem dúvida os meus favoritos desde a minha meninice, em que os levava para a escola, para fazer os meus desenhos coloridos. Mas mesmo hoje, em dia, eu utilizo-os para fazer os meus desenhos originais para os vender digitalmente, em vários itens, para todo o Mundo.
Digamos que aprendi a desenhar e cresci com eles.
Com desenhar suave, sem aquele crunchhhh no papel como muitos outras marcas, e as muitas cores que existem, pode-se criar qualquer coisa da nossa imaginação, sem muito esforço, na mistura das suas cores.


A empresa da Faber- Castell foi fundada pelo hábil aprendiz de carpinteiro Kaspar Faber em 1761, em Stein, próximo á cidade Alemã de Nuremberg, para a produção de lápis. 

A partir de 1784, sob o comando de Anton Wilhelm, filho de Kaspar Faber, a empresa passou a chamar A.W. FABER. Ele então tratou de expandir a pequena oficina adquirindo imóveis adicionais, aumentou a produção de lápis e assim a empresa começou a crescer num ritmo mais acelerado. 

De 1810 a 1839, Georg Leonhard Faber conduziu os negócios numa época de grandes dificuldades políticas e econômicas. E diante deste cenário, ele não conseguiu evitar um forte declínio da produção e a resultante ameaça à sobrevivência da empresa. 

Após a morte de seu pai, Georg Leonhard em 1839, Lothar von Faber passou a administrar a fábrica de lápis. Depois de adquirir uma valiosa experiência em empresas fabricantes de instrumentos de escrita, nas cidades de Londres e Paris, o jovem de apenas 22 anos revisou e reposicionou os negócios de seu pai. Guiado por uma forte visão e força de vontade, ele levou a empresa adiante. Estabelecendo como objetivo “... atingir a mais alta posição produzindo os melhores produtos do mundo...”, ele deu início à era Lothar von Faber: criou o lápis hexagonal, desenvolveu os primeiros lápis de qualidade alemã e os identificou com o nome A.W. FABER, nascendo assim, o primeiro lápis de marca que o mundo conheceu.

Somente em 1898 a empresa passou a se chamar oficialmente Faber-Castell, isto em virtude do casamento da neta de Lothar, Ottilie von Faber, com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen, oriundo de uma das mais antigas e nobres famílias da Alemanha. 

Antes de morrer, Lothar deixou em seu testamento o desejo de preservar seu sobrenome, uma vez que a neta o perderia ao casar-se com Alexander. Sendo assim, foi criado o sobrenome Faber-Castell, denominação que atendeu ao pedido dele e tornou-se o novo nome da empresa. 


A linha do tempo;
 
1908 
Lançamento do POLYCHROMOS (significa “muitas cores”), a tradicional linha de lápis coloridos, inicialmente disponível em 60 tonalidades diferentes. Rapidamente essa linha se tornou popular entre desenhistas e artistas e hoje oferece 120 opções de cores. 

1932 
Introdução das caixas de lápis coloridos para crianças em formatos divertidos como animais, duendes, figuras folclóricas, Pai Natal e até coelho da Páscoa. 

1948 
Introdução do CASTELL-TK, que rapidamente se estabeleceu e se legitimou com enorme sucesso no mundo inteiro. O produto, um dos maiores sucessos da marca em sua história, é hoje conhecido pelo nome de lapiseira e utilizado principalmente em desenho técnico. 

1949 
Lançamento de suas primeiras canetas esferográficas. 

1978 
Início da produção de lápis cosméticos com produtos exclusivamente fabricados para grandes empresas do setor. 

1993 
Lançamento da Graf-von Faber-Castell, uma linha de luxo composta por exclusivas canetas tinteiro, roller-ball e esferográficas, lapiseiras e lápis, além de sofisticados acessórios de mesa (porta-caneta, porta-bloco de notas, agenda, carteira e porta-cartão de crédito), todos com design moderno e feitos a partir de metais preciosos, como ouro, platina, titânio e paládio e também madeiras nobres e couro. 

1999 
Aquisição da CREATIVITY FOR KIDS, marca de produtos educacionais e criativos voltados para crianças criarem, pintarem e decorarem de forma divertida e com muita imaginação. A marca foi criada em 1976 por duas mães da cidade de Cleveland, Phyllis Brody e Evelyn Greenwald. 

2000 
Introdução da PALYING & LEARNING, uma linha de produtos que estimula a criatividade e a arte natural em crianças de todas as idades. 

2002 
Lançamento do lápis com nanotecnologia. O grafite é fragmentado e remontado em nanopartículas de forma a deixar o material mais denso e resistente. 

2005 
Lançamento dos lápis GRIP (conhecido popularmente como “lápis das bolinhas”), cujo formato triangular e exclusivas esferas anti deslizantes proporcionam maior firmeza no traço e conforto, fazendo com que a escrita, a pintura e o desenho sejam melhores e mais firmes. 

2007 
Os tradicionais lápis da marca alemã passam a se chamar oficialmente Eco Lápis, traduzindo assim o respeito e preocupação que a FABER-CASTELL possui com o meio ambiente. Afinal, há muito tempo seus tradicionais lápis são produzidos apenas com madeira 100% reflorestada. 

2011 
Lançamento da DESIGN MEMORY CRAFT, uma linha profissional especialmente desenvolvida para artistas com produtos projetados por habilidosos artesões. 

2015 
Lançamento do site COLOR PXL, que se apropriou da febre dos livros de colorir, porém, com uma versão digital. É uma nova forma de colorir que integra o universo digital ao analógico, transformando o pixel numa nova manifestação de formas e cores feitas à mão. A plataforma digital disponibiliza diversos Pix Papers para serem coloridos, divididos em três graus de dificuldade: fácil, médio e avançado. Os Pix Papers são folhas de papel A4 quadriculadas, sendo que cada quadradinho está identificado com um número que representa a cor que compõe o desenho. Após a pintura, transformam-se em divertidos desenhos. 

2016 
Lançamento, em parceria com o estilista Karl Lagerfeld, do KARLBOX, um estojo em edição limitada que contém 350 produtos e instrumentos artísticos. A estrutura de madeira do estojo se assemelha a um armário chinês: dentro, gavetas armazenam os materiais artísticos, ordenados por tonalidades de cor, todos selecionados pessoalmente pelo estilista, e simbolizam a sinergia entre moda, arte e design.





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