O Natal da Minha Infância



 O Natal está a chegar e o Natal de hoje, não é o mesmo do meu Natal de criança...

Posso dizer que fui sempre felizarda, porque além de receber presentes do meu Aniversario, já que faço anos neste Mês de Dezembro, também recebia os presentes de Natal...Presentes 2 vezes!!!

Ás vezes passávamos o Natal na Terra Transmontana Materna ,com a familia numerosa e outras vezes,em Lisboa.

Ambos os Natais eram bem diferentes...o Natal em Lisboa,decorria como o de hoje em dia,com a mesa cheia  e presentes de Brinquedos ou Jogos,mas o Natal na Terra eram mais Tradicionalista,além de que o Dinheiro não abundava ,nesse tempo,aliás quase em todo o Portugal...

Assim,havia a Arvore de Natal,com alguns enfeites,especialmente de chocolate(que comiamos á socapa...) ,com Pais Natais e Sinos,fitas brilhantes simples e bocadinhos de algodão fazendo a neve.

Pendurávamos as meias ,perto da lareira ou colocávamos os sapatinhos junto á Arvore.

Os presentes eram pequenos doces e uma nota de Escudos,dentro das meias ou dos sapatinhos,para o nosso Mealheiro.

A mesa era cheia de Doces Transmontanos e Tradicionais;aletria,arroz doce,rabanadas,filhoses,sonhos e Bolo-Rei,tudo isso com o Galo caseiro da avó e batatinhas.Não faltava a laranjada para a criançada e o vinho para os adultos,no final bebia-se o Vinho do Porto da Quinta,onde minhas tias trabalhavam.

O tempo era passado com Historias antigas,novidades da familia,jogos e algumas pequenas guerras da criançada...nessa altura não existia Televisão,apenas um radio que não se ligava,na festa.

Comia-se e bebia-se bem, e o pior era quem desejava ir á casa de banho, pois não existia, apenas um bacio, para a noite...quem estivesse aflito tinha que ir á "Casinha", tal qual como vemos nos filmes do Oeste, afastada de casa, o que não era nada agradável, já que estando quentes tínhamos que atravessar a neve gelada para lá chegar!!!

São as Recordações, da minha criancice!!!

A todos um Feliz Natal, com muita Paz, Alegria e Amor!!!

Comentários