Uma Festa Surpresa

 No passado Sábado dia 10 de Dezembro, fiz mais um ano e foi para mim um dos aniversários mais especiais que tive, pois acabei por ter uma festas surpresa, feita por novos vizinhos (e amigos) Ingleses, Escoceses e Africânderes.
Tudo começou, porque 2 dias antes, o casal de vizinhos Ingleses, que reconstruiram uma casa velha (mesmo em frente da minha quinta), iriam inaugurar a sua casa com uma festa e convidar alguns  casais Ingleses, Escoceses e Africânderes. Alguns  são vizinhos nossos na aldeia, mas também vieram de outras 2 aldeias perto. Portanto, esse casal vizinho veio convidar-me e ao meu marido e nessa altura acabei por dizer que talvez não pudesse participar, pois seria o meu Aniversário. Deram-me ali, logo os parabéns com palavras muito amáveis e ficou tudo por aí...
No Sábado, eu e o meu marido resolvemos fazer-lhes uma surpresa ao fim da tarde e aparecer, com bolos, vinho do Porto e Brandy (tudo de Portugal, para eles conhecerem um pouco da nossa gastronomia.). 
A casa estava cheia e conhecemos então, vários casais e filhos destes.
Apesar de não falar muito bem o Inglês, eles conseguiram-me entender, com alguns gestos e com uma mistura de Português também. Estávamos bem em igualdade, porque apenas 2 pessoas sabiam falar um pouquinho de Português.
Entre boa comida, bebidas, sorrisos e conversa, acabei por ajudar na linguagem Portuguesa 2 novas amigas, além na distribuição de nova comida, que tinha sido acabada  de fazer.
A certa altura, após o final da refeição, reparei que a dona da casa, escapuliu-se com um bolo dentro de uma caixa, para a sala ao lado. Claro que não liguei ao o que poderia  vir a acontecer...somente quando apagaram as luzes e vieram todas as senhoras com o bolo e a cantar o Happy Birthday ( a que os homens se juntaram.) é que eu me dei conta. Fui completamente apanhada pela surpresa e acabei por deitar algumas lágrimas emotivas. Todas foram muito queridas e abraçaram-me carinhosamente.
Sim, a surpreendida fui eu!!!
Realmente as culturas têm as suas diferenças, apesar de apenas conhecer esse casal vizinho, quase com olá e adeus, vieram-nos convidar e todos os outros novos amigos, que nunca vi, trataram-nos como velhos amigos queridos, com toda a naturalidade, amizade, sem preconceitos ou snobismo.
Estou super satisfeita por a aldeia ter renascido com estes novos habitantes, que querem se adaptar com a nossa cultura, aprendendo Português, conhecer os nossos costumes, a comida e as nossas Paisagens.
Enfim, uma Aniversário a não esquecer , nem novas amizades encontradas.
 

Comentários